07 de Setembro de 2011 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Divisa realiza ações do Programa Cidadão Vigilante em Amarante

Pensando na melhoria da qualidade de vida da população piauiense, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí criou o Projeto Cidadão Vigilante. O projeto busca um aumento quantitativo e qualitativo da condição de vida da população, mediante ações educativas e fornecimento de informações sobre a Vigilância Sanitária.

“Todas essas explicações são acompanhadas de informações sobre suas determinações, conseqüências e repercussões, de forma a possibilitar que a população conheça e exercite seus direitos e deveres”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Para ampliar os conhecimentos e resultados, já obtidos pelo o Cidadão Vigilante, a DIVISA realiza nesta quinta-feira (08), as ações do Programa no município de Amarante (cerca de 200 km de Teresina). A parceria com as prefeituras municipais é importante para que o retorno das ações esteja garantido.

O encontro será inicialmente para técnicos da vigilância sanitária e regionais de saúde, hospitais da rede do Sistema Único de Saúde. Em seguida, as orientações serão direcionadas para a população em geral (comerciantes, profissionais de saúde e educação).

Essa é mais uma etapa de intensificação no intuito de fortalecer os sistemas de informação. Ao todo, as equipes da DIVISA vão visitar 16 municípios do Piauí até o final do mês de novembro. “São locais onde vamos intensificar o sistema de informação de eventos adversos e queixas técnicas (NOTIVISA) e também o Sistema de Informação de Agravos Notificáveis relacionados a saúde do trabalhador (SINAN)”, explicou Tatiana Chaves.

Ações do Projeto - Desde a criação do Programa Cidadão Vigilante, a DIVISA tem realizado ações que surtiram resultados positivos para a população. Em 2005, foi disponibilizada uma central de atendimento com técnicos de plantão, para que a população pudesse tirar suas dúvidas, fazer denúncias, queixas e sugestões sobre os serviços de saúde da capital e interior. As ligações são recebidas diariamente, através da linha gratuita 0800 280 3655.

A realização de palestras educativas pelos técnicos da DIVISA com orientações e esclarecimentos a população sobre alimentos, medicamentos, saneamento, serviços de saúde, saúde do trabalhador e qualidade da água, também mostraram resultados.

“A gente pode observar que a população está mais consciente, houve uma melhoria da prestação de serviços de interesse da Vigilância Sanitária (VISA), melhoria da qualidade dos produtos (manipulação, produção e consumo), e principalmente a melhoria da qualidade de vida da população através de medidas preventivas”, concluiu a diretora Tatiana Chaves.