19 de Setembro de 2011 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí adere ao incentivo do Ministério da Saúde para o consumo de peixe

Durante toda esta semana, a Superintendência Federal da Pesca e Agricultura no Piauí vai realizar a VIII Semana Nacional de Incentivo ao Consumo de Pescado. O evento é voltado para o incentivo ao consumo regular de pescado, onde serão realizadas diversas atividades ligadas ao setor.

A Vigilância Sanitária do Estado é parceira dessa iniciativa. Nesta terça-feira (20), a fiscal de alimentos da DIVISA, Iolanda Soares, ministrou a palestra sobre o Controle e Qualidade do Pescado Comercializado. “Foi uma palestra direcionada tanto para o comerciante, quanto para o consumidor”, disse.

Segundo a fiscal, ambos devem ter o olhar vigilante na hora do manuseio e comercialização do produto. “O comerciante deve ter cuidado com o aspecto higiênico do estabelecimento, dos equipamentos, a procedência do pescado, equipamentos de proteção individual e a importância do gelo que conserva o pescado, que se for de procedência desconhecida, ele vai estar contaminado o alimento”, esclarece.

Já o consumidor deve ficar atento ao aspecto do pescado. “Tem que observar se a pele está íntegra, brilhosa, com cheiro característico do pescado. São sinais de que o alimento está com boa qualidade”, alertou.

De modo geral, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar proteínas necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. Os peixes são também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras fundamentais para bom funcionamento do corpo.

A campanha de incentivo ao consumo de pescado faz parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável – Mais Pesca e Agricultura que contempla ações como a inclusão do pescado na alimentação escolar, os módulos de feira do peixe, os centros integrados da pesca artesanal, entre outras, sendo uma ação integrada entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Pesca e Agricultura.

Vários tipos de pescados são fontes de ômega 3, que é encontrado principalmente em peixes como atum, pintado, sardinha, tainha, bacalhau, entre outros. O ômega 3 ajuda a diminuir o risco de doenças do coração e de alguns tipos de câncer e também contribui no tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatóide.

Para uma alimentação mais saudável, o Ministério da Saúde recomenda o consumo de duas porções de peixes por semana, porém o consumo de uma a três vezes por mês já é suficiente para apresentar resultados positivos.