31 de Outubro de 2011 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Território da Planície Litorânea recebe novo CEREST

A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, inaugurou na tarde desta segunda-feira (31) o novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), localizado no município de Parnaíba, região Norte do Estado, mas, que deve atender as 11 cidades que compõem a Planície Litorânea do Piauí: Parnaíba, Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia, Buriti dos Lopes, Caraíbas do Piauí, Caxingó, Murici dos Portelas, Cocal e Cocal dos Alves, totalizando mais de 240 mil pessoas beneficiadas.

A solenidade aconteceu na tarde desta segunda, reunindo a secretária Lilian Martins, a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, os deputados estaduais Flávio Nogueira Júnior e Juliana Moraes Souza, além de prefeitos, vereadores, trabalhadores da rede pública de saúde e demais autoridades da região.

“O novo CEREST veio para promover, reabilitar e prevenir. É um ganho muito significativo para a saúde pública, em especial, a do trabalhador, que agora terá condições favoráveis para a prevenção e a manutenção da sua saúde. É, na verdade, uma ação importante que faz parte da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, instituída pelo Ministério da Saúde em 2004. Por isso, estou extremamente feliz com mais este avanço para o nosso Estado, em especial, a região Norte”, destacou Lilian Martins.

Foram investidos R$ 220 mil para a construção do novo CEREST, sendo R$ 180 mil para a obra e os outros R$ 40 mil para a aquisição de equipamentos. O CEREST está ligado à Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual e possui o objetivo principal de desenvolver as ações de saúde do trabalhador em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a assistência, a prevenção, a promoção e a reabilitação.

“Nós começamos este trabalho pelo acolhimento, que passa por uma equipe de multiprofissionais, que dará, então, um direcionamento ao trabalhador, a partir do diagnóstico do seu problema. Aqui no novo CEREST nove profissionais, num primeiro momento, vão atuar. O coordenador da Regional de Saúde de Parnaíba, Carlos Vinícius, é quem fará a gestão do CEREST aqui da Planície Litorânea. Enfim, aqui é um local de aconchego ao trabalhador, que ganha bastante, com este novo espaço e novos serviços”, disse Tatiana Chaves.

A prefeita de Caxingó do Piauí, Hermenegilda Brito, também falou da importância do CEREST para a região. “É uma melhora bastante considerável para os nossos municípios da Planície Litorânea. A nossa saúde pública, o nosso trabalhador, agradecem”, falou.

Ainda na oportunidade, a secretária da Saúde, Lilian Martins, também ressaltou o acidente com o prédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a tranqüilizou os profissionais da área da região litorânea. “Agora é que nós estamos muito mais fortes e mais unidos. Tudo vai continuar andando e andando muito mais, podem ter a certeza disso”, pontuou.

Por Flávio Moura