15 de Março de 2012 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Municípios poderão atuar com inspeções de media complexidade em laboratórios

Durante toda esta semana (12 a 16), técnicos das coordenações regionais de saúde estiveram participando do Curso de Inspeções em Laboratórios Clínicos, realizado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA). Essa é mais uma ação de descentralização das atividades de vigilância sanitária.

Agora, os municípios poderão realizar inspeções de média complexidade em laboratórios de análises clinicas, da rede pública e privada. “O nosso objetivo era instrumentalizar as VISAS municipais nas ações de media complexidade, a fim de repassar a atividade de inspeção em laboratórios clínicos em conjunto com as gerências regionais de saúde”, explicou a coordenadora de medicamentos da DIVISA, Wannieire Veloso.

Para a coordenadora da regional de saúde de São João do Piauí, Nayana Rodrigues, o curso foi de extrema importância para a qualificação dos profissionais. “O papel das VISAS municipais e das coordenações ficou bem claro durante o curso. Nós que não tínhamos nenhuma informação sobre esse tipo de inspeção de média complexidade, vamos poder agora atuar em laboratórios dos municípios que não possuem vigilâncias municipais (a exemplo de João Costa) e dar apoio as VISAS que necessitarem”, disse.

O curso reuniu mais de 50 profissionais. “Foi um sucesso. Acho que as pessoas tiveram um aprendizado bastante produtivo”, afirmou a coordenadora Wanieire Veloso.