07 de Maio de 2012 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

DIVISA realiza curso sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação em Amarante

O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir produtos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).

 

O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir produtos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Pensando nisso, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) começa hoje (07), em Amarante, o mini curso de Noções Básicas em Boas Práticas para Serviços de Alimentação para minimizar os danos causados a população, provocados pelo consumo de alimentos contaminados.

O mini curso vai auxiliar os comerciantes e manipuladores a preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura. “Tudo isso acontece por meio do cumprimento das regras da RDC nº 216/04, que é voltada aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bifes, confeitarias, restaurantes, cozinhas industriais e cozinhas institucionais”, disse a nutricionista e coordenadora de alimentos da DIVISA, Vânia Correia.

A maioria das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), está associada a contaminação de alimentos por micróbios prejudiciais a saúde, que se não forem tomados certos cuidados, eles podem se multiplicar rapidamente e causar doenças. “Medidas simples como, lavar as mãos, conservar os alimentos em temperaturas adequadas e o cozimento correto evitam ou pelo menos controlam a contaminação dos alimentos”, esclareceu a coordenadora.

O mini curso de Noções Básicas em Boas Práticas para Serviços de Alimentação está sendo realizada em parceria com a Vigilância Municipal de Amarante e segue até a próxima quarta-feira (09), nos turnos tarde e noite.