08 de Maio de 2012 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

DIVISA participa do X Seminário e Encontro Regional sobre Fiscalização de Agrotóxicos A Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária do Estado participa hoje (08), do X Seminário e Encontro Regional sobre Fiscalização de Agrotóxicos e Afins, uma realização da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI). O evento acontece até a próxima quarta-feira (10), no Luxor Hotel de Teresina.

O objetivo principal do Encontro é harmonizar as legislações e os procedimentos referentes à fiscalização de agrotóxicos, para que os fiscais agropecuários (maioria dos participantes) e os profissionais das indústrias de agrotóxicos e afins tenham oportunidade de conhecer e perceber a importância de uma legislação pertinente e aplicável e, especialmente, cumprida.

A DIVISA marca sua participação no evento com a palestra da diretora da DIVISA, Tatiana Chaves, com o tema “As ações no setor saúde no Piauí sobre Agrotóxicos”. Na palestra, a diretora apresenta os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), no Estado do Piauí no ano de 2010. “O PARA é um programa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que avalia os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos in natura que chegam à mesa do consumidor”, explicou Tatiana Chaves.

Semanalmente, uma equipe da DIVISA, composta por 5 técnicos devidamente treinados, fazem a coleta de pelo menos 4 alimentos nos supermercados da capital (arroz, banana, batata, cebola, cenoura, feijão, laranja, maçã, morango, entre outros). Mais de 100 amostras são analisadas por ano no Estado. “O nosso principal objetivo é minimizar os riscos da população com os agrotóxicos”, finalizou a diretora.

Fonte: Com Informações da ADAPI