30 de Novembro de 2012 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

DIVISA apresenta relatório sobre situação de mamógrafos no Estado

A apresentação será realizada durante uma reunião com os proprietários e responsáveis técnicos

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí vai apresentar hoje (30), o Relatório do Programa de Garantia de Qualidade dos Mamógrafos no Piauí. A apresentação será realizada durante uma reunião com os proprietários, responsáveis técnicos do setor de radiologia e de técnicos de radiologia dos serviços de mamografia inspecionados. O encontro acontecerá no auditório da DIVISA, a partir das 11h.

A ação é uma continuidade da implantação do Controle de Qualidade em Mamografia e em virtude da publicação da Portaria 531/2012, que institui o Programa Nacional.

A Vigilância Sanitária avaliou 92% dos aparelhos de mamografias da capital e também do interior do Estado, durante todo o ano. Além das inspeções, os técnicos da DIVISA realizaram ainda, testes de controle de qualidade dos mamógrafos. “Após a apresentação do relatório com a situação de cada mamógrafo, esses testes serão realizados pela empresa certificada e a partir do dia 1 de fevereiro de 2013, eles deverão obrigatoriamente estar encaminhando a cada 6 meses os relatórios para a Vigilância Sanitária do Estado”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Durante as inspeções, os estabelecimentos receberam prazos para as adequações dos serviços oferecidos. “Com o não cumprimento do prazo, o estabelecimento poderá ficar sem a licença sanitária para funcionar e sofrer sanções previstas na Legislação Sanitária”, finalizou a diretora.