30 de Julho de 2019 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST de Picos realiza atividades para celebrar Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.

CEREST de Picos realiza atividades para celebrar Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que é celebrado anualmente no dia 27 de Julho, é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.

Diante da grande relevância que representa aos trabalhadores de todo o Estado, este dia foi lembrado pelo Centro Regional de Referencia em Saúde do Trabalhador de Picos (CEREST/Picos) com a realização de atividades com os funcionários do Hospital Justino Luz – HRJL, sobre a exposição ao risco biológico, prevenção de acidentes de trabalho com material perfuro-cortante, profilaxia, vacinação, a notificação e outros cuidados com a saúde. A ação envolveu a equipe de serviços gerais e técnicos de enfermagem do Hospital.

De acordo com a coordenadora do CEREST de Picos, Maria Teresa Guimarães, a data é um marco para que os trabalhadores possam reivindicar os seus direitos de trabalhadores. “Quando a gente fala em direitos, não é com referencia apenas aos direitos financeiros, mas principalmente adoção de medidas de prevenção e promoção da saúde, nos ambientes e processos de trabalho, visando mudar a realidade atual”.

Outra atividade realizada para celebrar a data foi um encontro com os profissionais da atenção básica daquele município (Estratégia Saúde da Família - ESF e Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF). O objetivo era sensibilizar esse público para um olhar diferenciado no que diz respeito as queixas dos trabalhadores nas unidades básicas de saúde. “Muitos agravos relacionados ao trabalho passam despercebidos, então é preciso que esses profissionais estejam mais atentos a essas notificações, para que as ações com este foco sejam realizadas e assim, minimizar esses agravos e as decorrências deles”, finalizou a coordenadora.