06 de Julho de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Hospital implanta protocolos de segurança do paciente em Oeiras

A criação do NSP ocorreu através da portaria GM/MS nº 529/2013, que se deve a inúmeras campanhas internacionais fomentadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Hospital Regional Deolindo Couto (HRDO) em Oeiras está aprimorando os seus atendimentos implantando na unidade de saúde, os protocolos de segurança do paciente, por meio da criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). A criação do NSP ocorreu através da portaria GM/MS nº 529/2013, que se deve a inúmeras campanhas internacionais fomentadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Oeiras, a medida tem como principal objetivo, qualificar o cuidado em saúde dos seus pacientes.  A avaliação das práticas de segurança do paciente é uma ação prevista no Plano Integrado para a Gestão Sanitária, da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

No final do mês de junho, o NSP do HRDO, juntamente com a gerência de enfermagem do hospital, realizou capacitações com sua equipe multiprofissional que está envolvida na assistência direta ao paciente para discutir, atualizar e implantar os protocolos de identificação do paciente, prevenção de quedas e de prevenção de lesão por pressão.

As capacitações aconteceram em cumprimento ao Termo de Obrigações a Cumprir do Relatório de Nº 326/2021, junto a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA).

A implementação dos protocolos no Hospital Regional Deolindo Couto é o primeiro passo para a evolução aos cuidados da segurança do paciente durante todo o atendimento prestado, promovendo ações que visam a prevenção segura do risco de queda e de outros riscos.

Um dos principais focos do NSP é a disseminação da cultura de segurança entre os profissionais de saúde, como forma de adquirir boas práticas de funcionamento dentro do ambiente de atuação. “Dessa maneira, é fundamental que todos os profissionais se engajem nesses cuidados, intensificando a avaliação dos riscos e implementando estratégias preventivas importantes para a qualidade da assistência”, destacou o diretor do HRDC, Alipio Sady.

A Segurança do Paciente vem sendo trabalhada no Piauí desde 2013, ano de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente e da RDC 36/2013, que torna obrigatória para todos os estabelecimentos de saúde a implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). “Nesse percurso, muitos avanços já foram alcançados no que diz respeito à materialização das diretrizes trazidas por esses documentos legais no cotidiano organizacional dos serviços de saúde”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiana Chaves. 

No Piauí, a implantação das metas de segurança do paciente é realizada por meio da efetivação dos Núcleos de Segurança do Paciente em todos os hospitais, sobretudo, nos hospitais prioritários de todo o Estado. 

Com informações do HRDC