29 de Julho de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí participa de reunião com Anvisa para implantar Sistema de Gestão de Qualidade

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI)/ Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) participou nesta quarta-feira (28), da primeira reunião sobre o ciclo de implantação do Sistema de Gestão de Qualidade no Piauí (SGQ). O encontro, que aconteceu de modo virtual, foi realizado com a equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) que integram a coordenação do Projeto e representantes das VISAS municipais de Teresina e Floriano.

O Piauí está entre os 10 estados que inicialmente aderiram ao projeto como uma estratégia inovadora da Anvisa. “Nesse primeiro encontro, a Vigilância Sanitária do Estado fez a apresentação com seu contexto e características organizacionais, bem como da equipe que dará andamento ao projeto e explicou a dinâmica, o cronograma e os detalhes operacionais do processo de implantação do SGQ no Piauí”, disse a gerente de produtos e serviços da DIVISA, Maria Veloso, ponto focal no Piauí para a implantação do projeto.

O projeto “Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no SNVS – IntegraVisa II”, é executado em parceria com o HAOC, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto colaborativo tem como um dos seus objetivos, contribuir para a qualificação da ação regulatória e fortalecer as instituições para o cumprimento dos requisitos estruturantes preconizados pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 207/Anvisa, de 03 de janeiro de 2018, favorecendo a organização das ações de vigilância sanitária exercidas por União, estados, Distrito Federal e municípios.

“Nós temos muitos desafios à frente, mas vamos conduzir a equipe com bom senso, compromisso, sabedoria, capacidade de ouvir o colega e humildade para alcançarmos o nosso objetivo maior de sermos protagonista de uma oportunidade enorme na gestão, beneficiando assim toda nossa população piauiense “, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves.

O Piauí deve implantar o Sistema, porém, já iniciou o processo de Gestão da Qualidade desde 2014. “Nós já iniciamos esse processo tendo em vista a inspeção da União Europeia nas Indústrias farmacêuticas e Indústria farmoquímica do estado, além do interesse na melhoria contínua para fortalecimento da gestão, ampliando a capacidade e a qualidade técnica da Vigilância Sanitária do Estado, com vistas ao cumprimento da RDC N°207/2008”, destacou Maria Veloso.

Durante o processo de implantação do SGQ serão realizadas capacitações remotas, abertas a todos os técnicos do SNVS, visando à melhoria contínua através da utilização de ferramentas direcionadas à padronização, informatização e harmonização dos processos, bem como, ao desenvolvimento de habilidades profissionais e comprometimento de todos.

As VISAS municipais de Teresina e Floriano também participaram da reunião no inicio da manha com a Anvisa e devem acompanhar o projeto e participar dos treinamentos.