05 de Agosto de 2021 | Atualizado em 23 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

05 de Agosto - Dia Nacional de Vigilância Sanitária

A pandemia do novo Coronavírus evidenciou os trabalhos que são diariamente realizados pela a Vigilância Sanitária, proporcionando um significado maior nas ações desenvolvidas pelo órgão em prol da Saúde Pública

O Dia Nacional de Vigilância Sanitária, comemorado em 05 de Agosto, foi determinado pela Lei 13.098, de 27 de janeiro de 2015 e coincide com o dia do nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da vigilância sanitária no Brasil.

A pandemia do novo Coronavírus evidenciou os trabalhos que são diariamente realizados pela a Vigilância Sanitária, proporcionando um significado maior nas ações desenvolvidas pelo órgão em prol da Saúde Pública, especialmente naquelas de enfrentamento da COVID-19, graças a dedicação e coragem dos seus profissionais.

Este ano, o Governo do Piauí por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI)/Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), mais uma vez, reconhece e se orgulha do alcance que todas atividades conduzidas pela Vigilância Sanitária do Piauí e pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais tenham refletido em melhorias para que o sistema de saúde do Piauí não sobrecarregasse, diante do aumento de casos da COVID-19 e dessa maneira, possibilitando o acesso da população piauiense aos atendimentos nas unidades de saúde.

 Muita gente não sabe, mas as ações da Vigilância Sanitária permeiam por todo o cotidiano do cidadão, nos mais diversos serviços - na padaria, nos supermercados, frigoríficos, restaurantes, farmácias de manipulação, salão de beleza, consultórios, na qualidade da água, laboratórios, hospitais, enfim, em cada serviço utilizado e produto consumido pela população. “Em todas essas ações nós contamos com o apoio dos nossos parceiros, que são essenciais para a efetivação das atividades”, destacou Tatiana Chaves.

Tudo isso acontece porque esses serviços e produtos que são oferecidos diariamente para cidadãos precisam ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que estabelece as regras e normas para o seu funcionamento, fabricação e industrialização dentro das exigências que assegurem a proteção e a promoção da saúde pública.

 

Além disso, a atuação da Vigilância Sanitária nos estados, municípios e Distrito Federal assegura a qualidade do sangue coletado, acondicionado e distribuído pela rede brasileira de hemoderivados, bem como de órgãos e tecidos para transplantes.

 

Com informações da Anvisa