Notícias
10 de Agosto de 2021 | Atualizado em 23 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br
Governo do Estado publica nota técnica sobre salas de imunização
A NT deve ser aplicada à Rede de frio e aos serviços de vacinação humana, públicos e privados
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI)/Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) publicou neste domingo (08), a Nota Técnica SESAPI/DIVISA Nº 006/2021 que trata sobre as recomendações de boas práticas para a Rede de Frio, em todas as etapas da Cadeia de Frio, especialmente, no que se refere à Sala de Vacinação em unidades/serviços da Rede de Atenção Básica de Saúde e hospitais responsáveis pela execução dos procedimentos de vacinação do Programa Nacional de Imunização no estado do Piauí, nos termos da legislação vigente.
A NT deve ser aplicada à Rede de frio e aos serviços de vacinação humana, públicos e privados, reforçando os procedimentos pertinentes ao controle sanitário nos serviços de imunização, inclusive no que se refere às atividades extramuros e em situações de emergências em saúde pública.
A vacinação extramuros pode ocorrer no âmbito dos serviços públicos e privados. Nos serviços públicos, ela constitui-se em uma atividade vinculada a um serviço de vacinação habilitado, praticada fora do estabelecimento, destinada a uma população específica em um ambiente determinado.
De acordo com NT SESAPI/DIVISA Nº 006/2021, a imunização da população para ser eficaz “necessita de uma boa logística de distribuição e transporte de modo que se assegurem as condições adequadas para que as vacinas cheguem aos municípios mantendo-se os adequados padrões de qualidade, segurança e eficácia de acordo com as especificidades de cada imunizante e cada rota”.
“Nesse sentido, a NT contempla informações, com tópicos individuais sobre o armazenamento, distribuição e transporte, que são de extrema importância para que a gente tenha a eficácia das vacinas”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves.
A NT completa está disponível no site da Vigilância Sanitária do Piauí para acesso de todos.