23 de Agosto de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST Piauí comemora 17 ANOS

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/PI) completa hoje (20), 17 anos da sua construção no Piauí. Durante todos esses anos, a saúde do trabalhador apresentou grandes conquistas no seu desenvolvimento, como a habilitação dos quatro CEREST’s Regionais, localizados nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Uruçuí.

Os CEREST’s Regionais atentem a população piauiense, que contempla os Territórios da Planície Litorânea, Chapada das Mangabeiras, Vale do Rio Guaribas e Tabuleiros do Alto Parnaíba.

Em todas essas unidades, o CEREST atua com ações direcionadas à melhoria das condições de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância em Saúde e dispondo de uma equipe multiprofissional para atendimento aos trabalhadores.  “A esses profissionais, nós agradecemos todo o cuidado e dedicação aos trabalhadores piauienses, que com certeza, foram os principais beneficiados com os avançados conquistados em prol da saúde do trabalhador”, declarou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.

O CEREST é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual, que coordena a Saúde do Trabalhador no Piauí e presta assistência especializada aos trabalhadores e trabalhadoras acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, realizando sua promoção, proteção e recuperação da saúde.

O CEREST é destinado a trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício.