08 de Setembro de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Seminário marca ações em prol da Segurança do Paciente no Piauí

A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (09), de modo virtual.

No dia 17 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema para as celebrações da data o Cuidado Materno e Neonatal Seguro, com o slogan da campanha - Aja agora para um parto seguro e respeitoso!

No Piauí, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI)/Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), em parceria com as demais áreas da SESAPI e outros segmentos, vem há três anos realizando ações em adesão ao Dia Mundial, porém, desde 2013 o Estado executa ações para o desenvolvimento da cultura de segurança na rede hospitalar e Atenção Primária a Saúde (APS).

Para 2021, o Estado elaborou uma programação que se refere a continuidade de mobilizações em consonância com as diretrizes da OMS, MS, ANVISA, CONASS e SOBRASP com a temática: CUIDADO MATERNO E NEONATAL SEGURO e slogan utilizado pelo Estado: O Piauí em ação para o cuidado Materno e Neonatal Seguro. O público alvo das ações serão gestores e trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS), Rede Hospitalar e Vigilância em Saúde.

Dentre as ações da programação, a DIVISA deu início nesta quarta-feira (08), ao IV Seminário sobre Segurança do Paciente: Cuidado Materno e Neonatal Seguro. Por conta da pandemia do Coronavírus, o evento está sendo realizado de modo virtual, durante os dias 08, 09 e 10 de setembro.

A abertura do evento contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, da promotora do MPPI, Karla Daniela Furtado, dos superintendentes da Saúde, Alderico Tavares e Hérlon Guimarães, da vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, do diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Macêdo e demais profissionais das áreas técnicas da SESAPI.

Na oportunidade, Wellington Dias parabenizou os técnicos que atuam na área do cuidado materno e neonatal em todo Piauí e destacou a importância da temática no Seminário e seus desafios. “Essa temática é provavelmente do ponto de vista humano, se a gente tivesse que escolher na saúde os desafios que temos, este é o primeiro. Nós estamos bastante empenhados para que a gente possa completar essa Rede, tanto relacionado aos cuidados materno, como também neonatal voltados para que se tenha maior segurança, mais humanização e o máximo de conhecimento técnico, de apoio, de estruturas adequadas, para que a gente possa vencer esse desafio de reduzir a mortalidade infantil e materna no Piauí.  Temos muita coisa pra avançar”.

De acordo com a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP), as taxas de mortalidade perinatal, tanto materna como neonatal, são extremamente altas, e as causas, paradoxalmente, são em grande parte evitáveis. A pandemia da COVID-19, e suas repercussões para a continuidade dos serviços de atenção à saúde, agravou uma situação já inaceitável, e serviu de alerta para a urgência de uma mobilização mundial.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), referência estadual para o Método Canguru e a Estratégia Quali-neo, ambos programas do Ministério da Saúde, com ênfase na melhoria das práticas de assistência aos recém-nascidos de risco, mostra uma redução da mortalidade neonatal desde 2017, quando aderiu à Estratégia. A MDER é a maior maternidade do Nordeste em atendimento do SUS e a segunda maior do Brasil. 1/4 dos recém-nascidos atendidos são pré-termos, o que faz imprescindível uma assistência de qualidade baseada nas boas práticas.

“Nesses últimos anos temos tido essa discussão e focado de uma maneira muito especial, em ações do Piauí para proteger a maternidade e a infância. A luta tem que ser travada todos os dias, com condições a segurança do paciente, não somente em nossos hospitais, como também nos hospitais de Pequeno Porte”, destacou o secretário da Saúde, Florentino Neto.

Também fizeram pronunciamentos na abertura do IV Seminário sobre Segurança do Paciente: Cuidado Materno e Neonatal Seguro, a promotora do MPPI, Karla Daniela Furtado, os superintendentes da Saúde, Alderico Tavares e Hérlon Guimarães, a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, o diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Macêdo, dentre outras lideranças.

Palestras – No primeiro dia de programação do Seminário, as palestras ocorreram com temáticas na Contextualização da Segurança do Paciente no Piauí (diretora da DIVISA, Tatiana Chaves),  Avanços e desafios dos hospitais na implantação da Segurança do Paciente (Joselma Maria Oliveira Silva - Diretora da DUDOH),  As peculiaridades da CCIH no serviço de obstetrícia em uma Unidade de Referência (Nayanna da Silva Oliveira de Melo - coordenadora da CCIH da MDER)  e as As peculiaridades do NSP no serviço de obstetrícia em uma Unidade de Referência (Cilene Delgado Crisóstomo - coordenadora do NSP da MDER).

Amanhã (09), o evento continua, a partir das 8:30. Confira a programação abaixo.