09 de Dezembro de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Empresa é interditada em Teresina após fiscalização da Anvisa e Vigilância Sanitária do Estado

Empresa é interditada em Teresina após fiscalização da Anvisa e Vigilância Sanitária do Estado

Uma fiscalização conjunta realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) resultou na interdição de uma empresa de suplementos alimentares em Teresina. A inspeção ocorreu no período de 7 a 9 de dezembro, em duas empresas da capital.

Durante a fiscalização foi identificada a produção e o armazenamento de produtos contendo espécies fitoterápicas não aprovadas para uso em suplementos pela Anvisa.

A empresa já havia sido interditada pela DIVISA em 2020 e estava operando de forma clandestina. A Anvisa vai analisar a necessidade de adoção de medidas complementares em âmbito nacional.

Todas as medidas administrativas foram implementadas para que a interdição ocorresse. Com a interdição realizada pelos órgãos sanitários, a empresa só poderá voltar a funcionar após sua regularização junto à DIVISA. 

Capacitação – A presença dos técnicos da Anvisa em Teresina motivou os fiscais da Vigilância Sanitária do Estado para estarem ainda mais capacitados na execução de suas ações.

Com isso, os profissionais receberam nesta quinta-feira (09), orientações da Agência sobre a fiscalização de suplementos alimentares, com objetivo de aprimorar e harmonizar seus conhecimentos sobre a condução dessas inspeções no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

A capacitação faz parte do Plano Anual de Ação da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA).