23 de Março de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Saúde do Trabalhador é tema de reunião da DIVISA para implementação de ações

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou nesta quarta-feira (23), a primeira reunião do Plano de Ação para implementação de estratégias para o fortalecimento e execução das atividades de Vigilância Sanitária no Estado.

O momento inicial foi de alinhamento das ações em saúde do trabalhador para as Referências Técnicas (RT) dos municípios, que contou com a participação da diretora da DIVISA, Tatiana Chaves, de representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI), Ministério Público do Trabalhado (MPT), Polícia Militar, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI), CEREST Regionais e Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAS).

A coordenadora do CEREST Estadual, Vera Regina Cavalcante apresentou as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNSTT), bem como as atribuições das Referências Técnicas.

O incentivo e a importância quanto as notificações de saúde do trabalhador nos sistemas de informação SINAN e SIA/SUS, também foram destaques da programação da Reunião e reforçados pelo CEREST de Picos, assim como a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), onde as discussões sobre esse assunto foi conduzida pela psicóloga do CEREST Estadual, Aline Bitu.

A reunião aconteceu de modo virtual, mas a expectativa da diretoria, é que os próximos encontros já sejam realizados presencialmente com os profissionais.