19 de Abril de 2022 | Atualizado em 23 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST reúne médicos e fonoaudiólogos para discussões pertinentes sobre perda auditiva e distúrbio da voz

O encontro foi realizado em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril e o Abril Verde, mês que busca alertar os profissionais e população geral, para a importância da saúde e segurança do trabalhador,

Em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril e o Abril Verde, mês que busca alertar os profissionais e população geral, para a importância da saúde e segurança do trabalhador, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), reuniu nesta terça-feira (19), fonoaudiólogos e médicos do trabalho e otorrinolaringologistas, para ampliar as discussões sobre os Protocolos e Notificações de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) e o Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT), destinados a toda rede de atenção à saúde do SUS. O encontro aconteceu no auditório do CEREST.

No Piauí, o Protocolo e o fluxo de atendimento sobre o Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) está sendo trabalhado pelo CEREST desde 2018.

A fonoaudióloga do CEREST, Carlene Bitu, apresentou aos participantes, os protocolos 5 e 11, do Ministério da Saúde, que tratam sobre as temáticas e intensificou junto aos profissionais, a importância das notificações de PAIR, perda provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído.

A partir da notificação da Pair, é possível planejar ações de capacitação e organização de recursos para prevenir e diagnosticar a Pair. Essas ações podem evitar que inúmeros trabalhadores fossem excluídos do mercado de trabalho, apesar de não apresentarem incapacidade por serem portadores de perda auditiva.