17 de Maio de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST de Picos apresenta projeto para prevenir doenças em casas de farinha na região

Saúde do Trabalhador

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Picos (CEREST Regional) reuniu nesta terça-feira (17), os secretários de Saúde, Meio Ambiente, Administração, Agricultura e Cidades do município de Marcolândia, para o lançamento e pactuaçao de plano de ação do projeto Casas de Farinha Saudáveis. Na ocasião, também estiveram presentes a coordenação de Vigilância Sanitária Municipal e agentes de vigilância.

O projeto Casas de Farinha Saudáveis é uma realização do CEREST Regional de Picos, que busca, junto aos gestores e parceiros, fortalecer a mandiocultura na região, por meio do cuidado com a saúde dos trabalhadores das casas de farinha. A proposta do projeto é desenvolver ações educativas para prevenir doenças ocupacionais e reduzir riscos de acidentes de trabalho nesses locais.

De acordo com a equipe do CEREST Regional de Picos a participação e receptividade em Marcolâncdia foi um momento oportuno, tanto para valorizar a saúde do trabalhador, como também de colocar as ações em prática.

O CEREST vai realizar no próximo dia 6 de junho, a primeira ação do projeto, um encontro com donos de casas de farinha, representantes dos trabalhadores e gestão municipal para dar início a execução da ação.