20 de Maio de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí vai sediar o IX Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador

O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (20), em Fortaleza e foi recebido e comemorado pela Diretoria da Vigilância Sanitária (DIVISA)/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual) com muita expectativa e responsabilidade.

Em 2024, o Piauí vai sediar o IX Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. O anúncio dessa grande novidade ocorreu nesta sexta-feira (20), em Fortaleza e foi recebido e comemorado pela Diretoria da Vigilância Sanitária (DIVISA)/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual) com muita expectativa e responsabilidade.

“A gente recebe essa missão com muito orgulho e com o desejo e certeza de que daremos o nosso melhor para que o evento ocorra com as melhores expectativas”, enfatizou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

O objetivo do Encontro é discutir e subsidiar a adoção de estratégias para a efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) em toda a região, de forma que seja garantida em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), e articulada com a vigilância e a promoção em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Trabalhos do Piauí – Durante o VIII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, que aconteceu em Fortaleza, o Piauí apresentou três experiências exitosas na área de saúde do trabalhador.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos CEREST’s Regionais de Picos, Parnaíba e Bom Jesus.

O primeiro a ser apresentado foi do CEREST Regional de Bom Jesus. O “Apoio Matricial em Saúde do(a)Trabalhador(a): a experiência de Bom Jesus - Pi na articulação da rede de atenção à saúde. Em seguida, o CEREST Regional de Picos apresentou sua experiência sobre a Implantação do protocolo de notificação e acompanhamento de vítimas de acidentes, Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DART) na rede de urgência e emergência: uma vigilância necessária. As apresentações continuaram com o CEREST de Parnaíba, que mostrou o trabalho realizado sobre a “Investigação de óbito de jovem em acidente numa obra de construção civil no município. Por último, o CEREST de Parnaíba mostrou sua experiência com o Projeto: “Bonito é ter Saúde. – Prevenção e Promoção de Saúde dos Trabalhadores e Salões de beleza”.

Todos os trabalhos do Piauí apresentados foram avaliados por uma comissão científica do Ceará, composta por técnicos da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e por representantes do Controle Social em Saúde do Trabalhador.