03 de Junho de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária emite alerta sobre prevenção e controle de infecções por Cândida auris

O alerta é destinado a diretores dos estabelecimentos de saúde, públicos e privados técnicos das CCIHs dos Serviços de Saúde e dos Laboratórios de Microbiologia do Piauí e demais profissionais da saúde

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) emitiu um alerta nesta quinta-feira (02), sobre a prevenção e controle de infecções por Cândida auris, fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global, podendo ser multirresistente e causar infecções invasivas que são associadas à alta mortalidade, além de levar à ocorrência de surtos em serviços de saúde. Os estados da Bahia e Pernambuco já notificaram surtos ocasionados por esse patógeno.

 

Diante da possibilidade da ocorrência desse microrganismo em hospitais do estado, a DIVISA reforça a orientação de que as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) devem realizar a vigilância ativa de infecções suspeitas ou confirmadas por Cândida auris.

 

O alerta é destinado a diretores dos estabelecimentos de saúde, públicos e privados técnicos das CCIHs dos Serviços de Saúde e dos Laboratórios de Microbiologia do Piauí e demais profissionais da saúde e contém informações importantes sobre recomendações para detecção, notificação e prevenção de surtos por Cândida auris nos serviços de saúde do estado.

 

Possíveis casos de microrganismos multirresistentes serão acompanhados e monitorados pela DIVISA. “Ressaltamos que a DIVISA, através da Gerência de Controle de Estabelecimentos de Saúde (GCES) e Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção (CECIH), reafirma o compromisso de acompanhar e monitorar os possíveis casos de microrganismos multirresistentes, ao tempo em que alerta os serviços de saúde sobre a imprescindibilidade de implementar ações de vigilância de ocorrência de surtos de C. auris e demais microrganismos multirresistentes com foco na mitigação dos riscos e danos à saúde da população”, diz o documento.

 

O alerta na íntegra poderá ser acessado no site da Vigilância Sanitária do Estado por meio do link ALERTA_DIVISA_CECIH_Candida_Auris_02.06.2022__1_.pdf (saude.pi.gov.br)