24 de Junho de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Território Carnaubais: Secretarias Municipais de Saúde vão implantar Núcleos de Seguranças do Paciente

Reunião com a Comissão Intergestores Regional (CIR) nesta sexta-feira (24), em Campo Maior, e representantes dos municípios que compõem o Território Carnaubais.

A Diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiana Chaves, esteve em reunião com a Comissão Intergestores Regional (CIR) nesta sexta-feira (24), em Campo Maior, e representantes dos municípios que compõem o Território Carnaubais. A reunião contou ainda com a presença de representantes do Ministério Público, prefeitos, secretários de saúde, COSEMS, CRF e técnicos de todas as áreas das secretarias municipais.

Na ocasião, Tatiana Chaves destacou assunto relevantes da área de Vigilância Sanitária, como a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nos municípios. “Os núcleos devem ser implantados em todas as secretarias municipais de saúde.  Eles vão representar todos os profissionais das unidades básicas de saúde dos municípios, visando fortalecer as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilitando o acesso ao usuário com maior segurança e qualidade nos serviços que são ofertados a população”, afirmou.

Outros assuntos também levantados pela diretora na reunião foram a implementação da assistência farmacêutica básica nos municípios, os critérios de liberação para licenciamento sanitário, as Referências Técnicas de Saúde do Trabalhador, CITOX e a continuidade das medidas sanitárias vigentes no Piauí para minimizar os riscos de transmissibilidade da COVID-19.