28 de Junho de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST de Picos realiza ação em Hospital de Jaicós para implantação de Protocolo

A equipe do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador de Picos realizou nesta segunda-feira (27), uma ação de Matriciamento na Rede de Urgência e Emergência do Hospital Floriza Silva, em Jaicós. A ação contou com a participação de profissionais do SAMU e profissionais do referido Hospital.

Na oportunidade, a coordenadora do CEREST Regional de Picos apresentou o Protocolo de Notificação e Acompanhamento de Vítimas de Acidentes, Doenças e Agravos relacionados ao Trabalho na Rede de Urgência e Emergência (NOSAT-RUE), que deve ser implantado na unidade de saúde do município.

O Hospital Regional Justino Luz em Picos, foi pioneiro na implantação do NOSAT/RUE. O Protocolo visa, entre outros interesses, contribuir para a redução de subnotificações relacionadas ao trabalho. “Estamos tendo um resultado bem positivo em relação à notificação dos acidentes e agravos relacionados ao trabalho no HRJL e nosso objetivo é que o NOSAT/RUE seja implantado em todos os hospitais do Território Vale do Guaribas”, explicou a coordenadora do CEREST Regional de Picos, Maria Teresa.

Com a implantação do Protocolo no HRJL, observou-se um aumento importante no registro de notificações relacionadas ao trabalho - 168 eventos relacionados ao trabalho foram notificados no Hospital no período de 01 de setembro de 2021 à 19 de abril de 2022, comparados a apenas 09 registros, no período de 01 de setembro de 2020 à 19 de abril de 2021.

O protocolo foi elaborado com intuito de incentivar, padronizar e sistematizar a notificação compulsória dos agravos dos trabalhadores que buscavam cuidados na rede de urgência e emergência de referência em três territórios do Piauí (Vale do Guaribas, Vale do Sambito e Vale do Canindé), onde há uma ausência de dados epidemiológicos para análise do estado de saúde e de doença do trabalhador e da trabalhadora.