06 de Outubro de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST do Piauí comemora maioridade

Este ano, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual) completou 18 anos. A data, 20 de agosto de 2004, marcou a inauguração do CEREST, e a partir daí, o ponta pé para os cuidados e atenção à saúde do trabalhador piauiense.

Nesses 18 anos de existência, a saúde do trabalhador do Piauí conquistou grandes avanços, como a criação de quatro CEREST’s Regionais, nos municípios de Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Uruçuí, que possibilitaram a descentralização das ações na área, proporcionando um atendimento humanizado junto aos trabalhadores.

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador são responsáveis por promoverem ações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador, por meio da prevenção e vigilância.

Cabe ao CEREST estadual, elaborar e executar a Política Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNTT), acompanhar os planos de ação dos Cerest’s Regionais, participar da pactuação para definição da Rede Sentinela e a contribuição para as ações de vigilância em saúde.

O CEREST é vinculado a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA)., contribuindo na construção de uma cultura de priorização da saúde do trabalhador através da ampla difusão dessa área como integrante das políticas públicas.

A diretora da DIVISA, Tatiana Chaves, agradeceu a dedicação, empenho, valorização, motivação de cada um dos profissionais que compõem a equipe do CEREST. “Sem o trabalho desses profissionais, essa história não teria sido possível. Agradecimento também aos nossos parceiros, que são essenciais para a efetivação das nossas ações”.