06 de Outubro de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária do Piauí participa de encontro nacional promovido pela ANVISA

O evento é resultado de uma parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a Anvisa, por meio da Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS).

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, uma equipe técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) esteve em Brasília, participando da Oficina de Troca de Experiências do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) – 1º Ciclo de Implantação.

O Piauí estava representado pela diretora da DIVISA, Tatiana Chaves, a gerente de controle de produtos e serviços da DIVISA, Maria Veloso e parte dos técnicos do órgão, que participaram efetivamente do processo de implantação da SGQ na Vigilância Sanitária do Estado.

No evento, a DIVISA fez seus relatos sobre a experiência de implantação do SGQ no Piauí. Em sua fala, Tatiana Chaves destacou reflexões relevantes do processo, proporcionando uma contextualização do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) como um dos principais instrumentos de proteção e promoção à saúde no âmbito do SUS, enfatizado sua função educativa e não apenas fiscalizatória. Em seguida, a gestora parabenizou toda equipe da DIVISA pelos trabalhos realizados.

Nós estamos aqui representando toda equipe técnica da DIVISA, que incansavelmente se esforçou para que o processo de implantação da SGQ fosse efetivo. É um trabalho contínuo, onde estaremos sempre buscando as melhorias nos processos de trabalho. Entre tantos desafios, o SGQ trouxe novas perspectivas e ressaltou a importância do engajamento dos servidores nas ações, que foi um ponto crucial para as mudanças e evoluções”, disse a gestora.

O pronunciamento de Taiana Chaves foi endossado com as falas da gerente de controle de produtos e serviços da DIVISA e ponto focal da SGQ no Piauí, Maria Veloso, que agradeceu ainda, o apoio da equipe de assessoramento do HAOC.

“O apoio da assessoria do HAOC, a construção coletiva da equipe, bem como o apoio da nossa diretoria, foi essencial para que a gente conseguisse avançar. As dificuldades e desafios tornaram-se motivadores. Fica o aprendizado, as amizades construídas e a determinação para que os trabalhos sejam contínuos”, destacou a gerente.