06 de Outubro de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí atinge pela 5ª vez consecutiva 100% de adesão na Avaliação de Segurança do Paciente

Os 25 hospitais prioritários com leitos de UTI no Piauí fizeram adesão a Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente 2022.

Os 25 hospitais prioritários com leitos de UTI no Piauí fizeram adesão a Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente 2022. Com isso, o Estado alcança pela 5ª vez consecutiva, a adesão ao preenchimento do formulário divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O preenchimento do formulário, é usado como instrumento que permite fazer um diagnóstico das práticas de segurança do paciente na instituição de saúde, envolvendo a avaliação de indicadores de estrutura e processo, baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A partir das informações coletadas, estas podem definir e guiar ações sanitárias nos níveis local e nacional.

A partir da participação dos hospitais com leitos de UTI na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, anualmente disponibilizada pela Anvisa é possível os serviços analisarem suas práticas assistenciais, bem como suas fragilidades.

A Anvisa vem, desde 2016, monitorando os dados resultantes da aplicação anual da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI adulto, pediátrica ou neonatal).