13 de Outubro de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST de Picos realiza planejamento para ações do Projeto Casas de Farinhas Saudáveis em Marcolândia

O planejamento ocorreu juntamente com a gestão pública municipal de Marcolândia

O Centro regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Picos (CEREST Picos) realizou nesta terça-feira (11), mais um planejamento de ações a serem contempladas pelo Projeto Casas de Farinhas Saudáveis. O planejamento ocorreu juntamente com a gestão pública municipal de Marcolândia, contando com a participação de representantes do CEREST Picos-PI, as Secretarias Municipais de administração, saúde e agricultura, além de um grupo de alunos voluntários do curso do técnico em enfermagem.

O encontro provocou debates e decisões produtivas onde foram pactuadas e agendadas atividades do Projeto e implementadas novas ideias de ações a serem realizadas pela gestão municipal para os trabalhadores das casas de farinhas e já com perspectivas de ampliação para outros segmentos produtivos no município.

Dentre outras pautas, as discussões também resultaram em planejamento para a realização de consultas, exames periódicos e atualização dos cartões de vacinas dos trabalhadores, que serão pelas equipes da Atenção Básica, agendamento de entregas de relatórios com recomendações de adequações de condutas executadas pela equipe do CEREST Regional de Picos e profissionais da Vigilância Sanitária Municipal.

Para a implementação das ações, foi sugerida no encontro, a realização da primeira conferência municipal de saúde do trabalhador no município, com o objetivo de inserir no plano municipal de saúde as ações voltadas para os trabalhadores, bem como a organização e execução da semana do trabalhador, com ações de saúde e atividades socio- educativas voltadas para o trabalhador. A gestão municipal mostrou interesse em implantar estas ações e as do Projeto no calendário anual do município com um olhar específico de Saúde do Trabalhador.

As ações darão continuidade mesmo neste período, onde algumas casas de farinha diminuem ou param suas atividades produtivas. Estratégias de conscientização dos trabalhadores sobre seus direitos e deveres e incentivo a cuidados com a saúde dos trabalhadores continuam ativas e com boas perspectivas de maior promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.