13 de Outubro de 2022 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Segurança do Paciente: Vigilância Sanitária participa de comemoração pelo dia mundial no HEMOPI

o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – Hemopi elaborou uma vasta programação que incluiu palestras, treinamentos e ações visando a otimização do serviço prestado pelo Hemopi e aumento da segurança transfusional.

Para comemorar a Semana da Segurança do Paciente, onde o Dia Mundial é comemorado em 17 de setembro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – Hemopi elaborou uma vasta programação que incluiu palestras, treinamentos e ações visando a otimização do serviço prestado pelo Hemopi e aumento da segurança transfusional.

A diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, ressaltou que o Hemopi é um dos órgãos mais bem avaliados, com 99% de conformidades atingidas. “Houve uma evolução de 2018 até agora e é sempre bom estar aqui compartilhando conhecimento. Nossa missão é oferecer um serviço seguro para todos que dependem dos serviços prestados pela Saúde do Estado do Piauí”.

O Conselho Regional de Enfermagem (COREN/PI) também marcou presença na programação falando sobre ética, deveres e responsabilidades na área da saúde com palestra do enfermeiro Samuel Soares e do presidente Antônio Neto.

O gerente técnico do Hemopi, o médico hematologista Luiz Ivando Pires, destacou as adequações na área da qualidade que otimizaram o serviço prestado pelo Hemopi. “Nós precisamos manter a vigilância sobre o nosso público-alvo sempre visando o aumento da segurança transfusional e qualidade do serviço prestado”.

E pela primeira vez, o Hemopi realizou a cerimônia do jaleco. “É um momento em que eles colocam a vestimenta e confirmam a sua escolha pela área da saúde. Simboliza uma passagem e o compromisso em cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico”, explica Luiz Ivando Pires. Ao todo, foram entregues 154 jalecos personalizados aos profissionais do Hemopi que atuam no Ciclo do Sangue.

 

Fonte: HEMOPI