13 de Fevereiro de 2023 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST de Parnaíba busca detalhes de acidente de trabalho para atuar de forma preventiva

O trabalhador não fazia uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Um acidente de trabalho fatal ocorrido no mês passado em uma residência no município de Parnaíba, fez com que o CEREST Regional do local atuasse em busca de maiores informações e alertar os trabalhadores sobre os riscos que podem ser minimizados com ações preventivas.

De acordo com as investigações realizadas pelo CEREST Regional de Parnaíba, ainda em andamento, no momento do acidente, o trabalhador estava fazendo a instalação de placas de energia solar, quando teria caído do telhado da residência. O trabalhador não fazia uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o que provavelmente agravou o seu estado de saúde e reduziu suas chances de sobrevivência.

O acidente serve de alerta para trabalhadores dessa área. “Nesse tipo de trabalho, em hipótese nenhuma o trabalhador deve ficar sem fazer o uso dos EPI’S. Eles são de extrema importância para reduzir as consequências graves de qualquer tipo de acidente de trabalho dessa natureza”, destacou a coordenadora do CEREST Regional de Parnaíba, Fernanda Schultz.

A Norma Regulamentadora Nº 35, “estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade”.

Nesse sentido, ainda neste mês, o CEREST de Parnaíba vai iniciar as inspeções nas empresas que prestam serviços de instalação de placas solares na região, para verificar as condições de trabalho nesses estabelecimentos, a fim de provocar o cuidado a saúde do trabalhador por meio da prevenção. O CEREST vai buscar parceria com a Vigilância Sanitária de Parnaíba para realizar a ação conjunta.

Por Cyntia Veras