01 de Março de 2023 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária apresenta ações conjuntas com Regionais de Saúde em encontro na SESAPI

Na pauta, o alinhamento de metas e estratégias que devem ser implementadas nessa nova gestão.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, recebeu nesta terça-feira (28), os novos coordenadores das Regionais de Saúde do Piauí. A reunião contou também com a participação da diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves e o diretor do Lacen, Fabrício Amaral. Na pauta, o alinhamento de metas e estratégias que devem ser implementadas nessa nova gestão. O objetivo da reunião foi fortalecer, apoiar e promover articulação com os municípios no seu território de abrangência.

“Essa foi uma oportunidade para alinharmos ainda mais as informações sobre o trabalho que deve ser desempenhado nas regionais. Temos muitas coisas para resolver, fáceis e difíceis. Os problemas mais fáceis serão resolvidos primeiro e os mais difíceis serão enfrentados dentro do nosso planejamento estratégico”, destacou o secretário.

No encontro, a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves, apresentou as ações que as Regionais de Saúde executam em parceria e apoio a Vigilância Sanitária do Estado. “São ações nas áreas de vigilância sanitária, saúde do trabalhador e de vigilância toxicológica, que são de competência do Centro de Toxicologia do Piauí – CITOX e vinculadas a DIVISA”, explicou.

As ações incluem o acompanhamento das inspeções realizadas pelo órgão. “Na oportunidade do encontro, nós informamos sobre a construção do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, a competência de cada atribuição, para que eles entendessem o processo de descentralização e colocando as inspeções conjuntas, onde nós informamos antecipadamente as regionais de saúde, para que eles saibam da nossa presença naquele território e participem conosco dos trabalhos”, destacou Tatiana Chaves.

Os novos coordenadores foram escolhidos com base em critérios técnicos e capacidade de gestão.

“O pedido é que todos abracem a causa da saúde, dedicando-se às regionais. Vamos implementar mudanças para que possamos atingir um serviço de excelência em todos os municípios que integram os territórios de saúde de cada regional. O objetivo é melhorar o atendimento para os piauienses”, disse a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.