23 de Maio de 2012 | Atualizado em 18 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Anvisa realiza treinamento em Teresina sobre uso da Talidomida

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou em março do ano passado, a nova Resolução da Diretoria Colegiada, RDC nº 11/2011, que trata dos novos controles referentes à substância e medicamento Talidomida. Ela vai garantir maior rigor na prescrição e dispensação desse tipo de medicamento.

A publicação da nova resolução, que passou a vigorar em junho de 2011, tem como objetivo promover o uso racional de um medicamento que possui graves efeitos colaterais. O maior controle do medicamento é devido às conseqüências causadas em mulheres gestantes, levando à má formação nos braços e pernas dos bebês, entre outros tipos de deficiência física.

É com essa preocupação, que nos próximos dias 12 e 13 de junho, a ANVISA e Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) vão realizar um treinamento sobre a RDC para capacitar os profissionais de saúde (farmacêuticos, médicos, enfermeiros, dentre outros) e fiscais das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais. O objetivo das capacitações é controlar e fiscalizar o consumo da substância, evitando o nascimento de crianças vítimas do uso incorreto do remédio por gestantes.

O treinamento deve reunir cerca de 250 profissionais da área e será realizado no Diferencial Buffet, em Teresina.  As inscrições estão abertas para os profissionais de instituições de saúde que fazem a prescrição e dispensação do medicamento Talidomida (hospitais públicos e privados, assistência farmacêutica estadual e municipal, diretores e superintendentes da SESAPI, membros do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho de Secretários Municipais, sindicatos de medicina, farmácia e enfermagem, bem como as associações dessas áreas).

As inscrições devem ser confirmadas através do emailvisapiaui@yahoo.com.br ou pelo fone 3216 3662 (Solange Araújo).

Fonte: ANVISA