24 de Junho de 2021 | Atualizado em 18 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí deve implantar projeto inovador da Anvisa

O projeto colaborativo tem como um dos seus objetivos, contribuir para a qualificação da ação regulatória e fortalecer as instituições para o cumprimento dos requisitos estruturantes preconizados pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 207/Anvisa

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) participou nesta terça-feira (21), do 1º Ciclo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O Seminário de Sensibilização foi realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e reuniu representantes das VISAS dos 10 estados que, inicialmente vão aderir ao Projeto.

Como estratégia inovadora, a Anvisa desenvolveu o projeto “Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no SNVS – IntegraVisa II”, em parceria com o HAOC, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O projeto colaborativo tem como um dos seus objetivos, contribuir para a qualificação da ação regulatória e fortalecer as instituições para o cumprimento dos requisitos estruturantes preconizados pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 207/Anvisa, de 03 de janeiro de 20183, favorecendo a organização das ações de vigilância sanitária exercidas por União, estados, Distrito Federal e municípios.

A implantação de um modelo de gestão baseado na gestão da qualidade em entes do SNVS vem da necessidade em fortalecer as ações do Sistema, nas três esferas de gestão, visando a eliminar, diminuir e prevenir os riscos à saúde, proporcionando segurança sanitária aos produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, um desafio diuturno da VISAS no campo da gestão, as novas tecnologias, a convergência regulatória e as necessidades da sociedade.

O Piauí deve implantar o Sistema, porém, já iniciou o processo de Gestão da Qualidade desde 2014. “Nós já iniciamos esse processo tendo em vista a inspeção da UE nas Indústrias farmacêuticas e Indústria farmoquímica do estado, além do interesse na melhoria contínua para fortalecimento da gestão, ampliando a capacidade e a qualidade técnica da Vigilância Sanitária do Estado, com vistas ao cumprimento da RDC N°207/2008”, destacou Maria Veloso, ponto focal no Piauí para a implantação do projeto.

A expectativa da DIVISA ao final do ciclo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no Estado, é de aprimorar os processos de trabalho desenvolvidos pela Diretoria. “A gente pretende por meio desse aprimoramento, estar implantando instrumentos que promovam o desenvolvimento de capacidades e competências do corpo técnico para o cumprimento da sua missão, que é de reduzir e prevenir os riscos à saúde da população, proporcionando Segurança Sanitária aos produtos e serviços sujeitos a DIVISA”, concluiu Maria Veloso.


Com informações da Anvisa