02 de Dezembro de 2021 | Atualizado em 18 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí é selecionado para participar de cursos realizados pelo Hospital Sírio Libanês

Os cursos serão desenvolvidos em Teresina para profissionais de saúde que atuam como gestores ou preceptores de programas de residência no estado.

Uma equipe de facilitadoras de aprendizagem do Hospital Sírio Libanês estiveram na última semana, em Teresina, para apresentar aos técnicos da Secretaria de Estado do Piauí (SESAPI), o projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde – DGPSUS, edição 2021/2023, que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS, e desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês – HSL em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC), bem como com a participação do Conselho Nacional de Secretários da Saúde – CONASS e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.

O objetivo prioritário do DGPSUS é a qualificação dos programas de residência em saúde e da preceptoria de residentes no SUS, assim como da qualificação do cuidado, por meio de iniciativas educacionais e intervenções no contexto real do mundo do trabalho.

A reunião para apresentação do projeto aconteceu no auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), e contou com a participação de representantes da Escola de Saúde Pública do Piauí (ESPPI), Coordenação de Alta e Média Complexidade da SESAPI; Hospitais Prioritários Regionais dos municípios de Picos, Oeiras, Floriano, Parnaíba e Piripiri), Hospital Universitário, Hospital de Urgência de Teresina, COSEMS, APPM, entre outros.

O DGPSUS contempla três cursos de pós-graduação – Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS), Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS) e Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para preceptores (QSUS).

Para o Piauí, serão oferecidas 10 vagas para os cursos QSUS e GPRS, e 20 vagas para o PSUS. A previsão para o início dos cursos em Teresina é em dezembro deste ano, com finalização em outubro de 2022.

Com informações do Hospital Sírio Libanês