18 de Março de 2022 | Atualizado em 18 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST Piauí participa de Seminário Nacional sobre câncer relacionado ao trabalho

Gestores, técnicos, pesquisadores e outros públicos interessados na temática, participaram nesta semana, do Seminário Câncer Relacionado ao Trabalho – Desafios e Perspectivas para a Estruturação da Vigilância Nacional, realizado em Brasília. O evento, que foi promovido pelo Ministério da Saúde, teve participação do Piauí, por meio da coordenação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CEREST Estadual). O objetivo do Seminário foi debater os caminhos e os desafios para a vigilância relacionada à temática.

Na ocasião, foi lançado o Atlas do Câncer Relacionado ao Trabalho no Brasil: Análise Regionalizada e Subsídios para a Vigilância em Saúde do Trabalhador. O material foi desenvolvido para contribuir no planejamento e na tomada de decisão nas ações de vigilância em saúde do trabalhador. “O Atlas representa um grande avanço na saúde do trabalhador, pois através dele, teremos subsídios que nortearão o planejamento das ações referentes ao câncer relacionado ao trabalho no Piauí”, destacou a coordenadora do CEREST do Piauí, Vera Regina Cavalcante.

O Atlas contém informações teóricas sobre agentes, atividades econômicas, situações de exposição e principais características relacionadas ao trabalho descritas na literatura para 18 tipologias de câncer do estudo.

Durante o evento, a coordenadora do CEREST Piauí apresentou as principais atividades realizadas no Estado. “São atividades que o CEREST Estadual e Regionais vem realizando no Estado, de forma a implementar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”, acrescentou.

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. O Piauí conta atualmente com quatro unidades no Estado, nos municípios de Parnaíba, Bom Jesus, Picos e Uruçuí.

Fonte: Ministério da Saúde