19 de Abril de 2022 | Atualizado em 18 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária realiza capacitação sobre funcionamento do Centro de Material e Esterilização

A capacitação foi realizada de modo virtual, reunindo mais de 150 participantes.

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), por meio da Gerência de Estabelecimentos de Saúde da DIVISA, realizou nesta terça-feira (19), a capacitação sobre o funcionamento do Centro de Material e Esterilização (CME) e gerenciamento do controle da qualidade do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde - PMOC – 2022.

A capacitação foi realizada de modo virtual, destinada a profissionais de estabelecimentos de saúde, públicos e privados do Piauí, Vigilâncias Sanitárias Municipais, regionais de saúde, APS, serviços de endoscopia, hemodiálise, oncologia, entre outros, reunindo mais de 150 participantes.

Na ocasião, as enfermeiras e fiscais sanitárias da DIVISA, Thais Marwell e Roberta Franco, conduziram as apresentações da temática, que iniciou com destaques a RDC Nº 15/2012 – ANVISA, Resolução que estabelece os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços e que realizam o processamento de produtos para a saúde visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos. A norma aplica-se aos CME dos serviços de saúde públicos e privados, civis e militares, e às empresas processadoras envolvidas no processamento de produtos para saúde.

A classificação do CME, conforme a complexidade dos produtos processados e o Fluxo do Processamento de Produtos para a Saúde, também foram intensificados durante a capacitação.

A capacitação sobre o funcionamento do Centro de Material e Esterilização (CME) e gerenciamento do controle da qualidade do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde - PMOC – 2022 é mais uma atividade que segue o cumprimento do Plano de Ação para Implementação de Estratégias para o Fortalecimento e Execução das Ações de Vigilância Sanitária no Estado do Piauí, nos termos da Portaria GM/MS Nº2.496, de 4 de outubro de 2021.

O conteúdo completo das apresentações estará disponível no site da Vigilância Sanitária (www.saude.pi.gov.br/divisa), no menu Materiais de Eventos.